domingo, 1 de maio de 2022

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA DOS ELEMENTOS

A distribuição (configuração) eletrônica nos descreve o arranjo dos elétrons em um átomo, fornecendo o número de elétrons em cada nível principal ou subnível.
Nível Principal – também chamado de Número Quântico Principal (n), está associado à energia de um elétron e indica em qual nível de energia está o elétron. Quando n aumenta, a energia do elétron aumenta e, na média, ele se afasta do núcleo. O número quântico principal (n) assume valores inteiros, começando por 1.

Subnível – também chamado Número Quântico Secundário (l), onde cada nível energético é constituído de um ou mais subníveis, os quais são representadospelo número quântico secundário, que está associado ao formato geral da nuvem eletrônica.
Os tipos de subníveis são s, p, d e f, onde existe um número máximo de elétrons em cada subnível:
Os elétrons preenchem os subníveis em ordem crescente de energia. Um subnível deve estar totalmente preenchido para depois iniciarmos o preenchimento do subnível seguinte.
O cientista Linus Pauling formulou um diagrama que possibilita distribuir os elétrons em ordem crescente de energia dos níveis e subníveis.
O sentido das flechas indica os subníveis e níveis em ordem crescente de energia.
Distribuição eletrônica de íons
A distribuição eletrônica de íons é semelhante à dos átomos neutros. Lembrando que um íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons que ocorre com um átomo e que os elétrons serão retirados ou recebidos sempre da última camada eletrônica (mais externa), chamada camada de valência, e não do subnível mais energético, teremos, por exemplo, as seguintes distribuições:


Camada de valência é a camada mais externa do átomo e pode contar no máximo 8 elétrons.
Tirando como exemplo as duas distribuições citadas acima:
O elemento sódio de número atômico 11 possui distribuição por camadas da seguinte forma:
11Na - K= 2, L= 8, M= 1
A camada de valência do sódio  é a camada M e possui um elétron.

O elemento ferro de número atômico 26 possui distribuição por camadas da seguinte forma:
26Fe - K= 2, L= 8, M= 14, N= 2
A camada de valência do ferro  é a camada N e possui dois elétrons.

Subnível mais energético é sempre o último subnível na distribuição eletrônica por ordem crescente de energia, orientada pelo diagrama de Linus Pauling.
Exemplo:
O subnível mais energético do sódio, no seu estado fundamental é o 3s1, por este ser o último subnível na configuração eletrônica.
Para o elemento ferro, o subnível mais energético, no seu estado fundamental é o 3d6, por este ser o último subnível na configuração eletrônica.

Exceção ao Diagrama de Pauling
Existem alguns elementos que não seguem corretamente a ordem energética de níveis e subníveis de energia, como mostra a tabela abaixo. Por exemplo, o elemento cobre (29Cu), prata (47Ag) e ouro (79Au), cuja configuração eletrônica esperada seria ns2(n-1)d9, na prática, possuem a configuração mais estável ns1(n-1)d10.
Configurações eletrônicas esperadas e observadas do cobre, prata e ouro.

Outros elementos que são exceção à regra são: Cromo, Molibdênio, Nióbio, Rutênio, Ródio, Paládio e Platina.

Agora, treine suas habilidades com o conteúdo com a atividade abaixo:


Um mol de abraços. 

2 comentários:

Obrigado por participar!! :)