Seja um seguidor do site

Desafio Regressiva ENEM on-line de Química 2021 - QUESTÃO 67

                                                          

Quer saber do que se trata? Clique AQUI, leia as orientações e não deixe de participar... ainda dá tempo de somar pontos e concorrer aos prêmios, além do mais importante, que é estar pronto para o exame deste Enem de 2021.

Questão 67 – 16-11-2021



Muitas vezes, quando estamos ao sol, numa praia, por exemplo, costumamos achar que ficar debaixo de um guarda-sol, dentro da água ou usar camiseta são proteções adequadas. Entretanto, não se pode esperar muito dessas estratégias. Sabe-se que a areia da praia reflete 50% dos raios UV que nela incidem, o que faz com que estes nos atinjam mesmo quando estamos à sombra. A neve reflete 83% da luz incidente, e é capaz de promover um bronzeado equivalente ao de estar na praia. A água conduz os raios UV até uma profundidade de 91,5 cm e reflete 5% da luz. Uma camiseta molhada permite que 20 a 30% dos raios UV atinjam a pele.
QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Ataque à Pele N° 1, MAIO 1995.
O trecho acima, que se refere-se aos danos que os raios solares podem causar à pele, alerta pelo fato de que:

a) O bronzeado não é uma proteção absoluta contra os danos que os raios UV causam à pele.

b)  Pessoas que têm baixa densidade de melanina, isto é, as de pele mais clara, têm muito pouca proteção natural.

c)  Que com um protetor com fator de proteção solar (FPS) 8, a pele leva oito vezes mais tempo para se queimar com o protetor solar do que sem ele.

d) O fato de uma pessoa não estar exposta diretamente ao sol, não quer dizer que sua pele esteja protegida dos raios UV.

e) Ao longo dos anos, uma exposição ao UV pode danificar a pele.

Comentários

Postagens mais visitadas