Desafio Regressiva ENEM on-line de Química 2021 - QUESTÃO 34
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Questão 34 – 24-09-2021
A cinética química apoia-se em modelos para o
estudo da velocidade das reações químicas, das variáveis que as influenciam,
assim como dos mecanismos que as explicam. Dessa maneira, ela provê bases para
a compreensão A palavra modelo assume diferentes significados dependendo de seu
contexto de utilização. No senso comum, pode ser compreendida como molde,
representação em escala reduzida, cópia da realidade, representação
simplificada ou esquemática da realidade, forma ou padrão a ser imitado, ou
seja, é a representação (parcial ou total) de alguma entidade física.
Entretanto, no contexto científico, ideias de que “um modelo é um padrão a ser
seguido” e “um modelo não pode ser modificado” (Justi, 2010b) não são
concepções aceitáveis. Os modelos em cinética buscam elucidar os motivos pelos
quais a ocorrência de certas transformações é quase instantânea, enquanto para
outras são necessários séculos. Esse conhecimento é primordial no controle de
diversas transformações importantes e facilmente perceptíveis como a
decomposição de diferentes materiais descartados no lixo, a oxidação de
monumentos e o acionamento de air bags.
MIRANDA, Camila L.; PEREIRA, Camila S.;
MATIELLO, José R.; REZENDE, Daisy B.. Modelos Didáticos e Cinética Química:
considerações sobre o que se observou nos livros didáticos de química indicados
pelo pnlem. Química Nova na Escola, [S.L.], v. 37, n. 3, p.
197-303, ago. 2015. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150039
a) Modelo antropomórfico:
b) Modelo quantitativo
c) Modelo de mecanismo:
d) Modelo termodinâmico:
e) Modelo cinético:
1) As
ideias iniciais relativas à cinética química não possuem definições bem
delineadas, sendo a matéria concebida sob uma visão antropomórfica. Nesse
sentido, a compreensão do conceito de velocidade de uma reação química, por
exemplo, era associada a quão rapidamente a reação ocorria.
2) A
introdução da matemática no estudo da cinética química possibilitou o
estabelecimento de relações de proporcionalidade entre a velocidade em que
ocorre uma reação e a variação da concentração de partículas de reagentes ou de
produtos em um determinado intervalo de tempo.
3) Com
a introdução da ideia de que as reações químicas poderiam ocorrer em mais de
uma etapa (ou passos), estabeleceram-se relações entre a velocidade das reações
e as diferentes etapas de interação entre as partículas. Esse modelo
possibilitou a elaboração de expressões matemáticas relacionadas à velocidade
das reações químicas.
4) Baseia-se
na ideia de reação química relacionada à quebra e formação de ligações por meio
das colisões entre moléculas, sendo a velocidade das reações dependente da
frequência de colisões de moléculas com energia e orientação adequadas.
5) Baseia-se
na ideia de que a ocorrência das reações químicas envolve a colisão entre partículas
com a energia adequada. A velocidade de reação não depende apenas da quantidade
de substâncias existentes e sim do número de moléculas que possuem energia
suficiente para reagir.
Assinale a alternativa correta:
a) 1-b, 2-e, 3-a, 4-c, 5-d
b) 1-a,2-b, 3-c, 4-d, 5-e
c) 1-b,2-d, 3-e- 4-a, 5-c
d) 1-c,2-a, 3-b, 4-e, 5-d
e) 1-a, 2-b, 3-c, 4-e, 5-d
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