Seja um seguidor do site

Desafio Regressiva ENEM on-line de Química 2021 - QUESTÃO 34

                             

Quer saber do que se trata? Clique AQUI, leia as orientações e não deixe de participar... ainda dá tempo de somar pontos e concorrer aos prêmios, além do mais importante, que é estar pronto para o exame deste Enem de 2021.

Questão 34 – 24-09-2021 

A cinética química apoia-se em modelos para o estudo da velocidade das reações químicas, das variáveis que as influenciam, assim como dos mecanismos que as explicam. Dessa maneira, ela provê bases para a compreensão A palavra modelo assume diferentes significados dependendo de seu contexto de utilização. No senso comum, pode ser compreendida como molde, representação em escala reduzida, cópia da realidade, representação simplificada ou esquemática da realidade, forma ou padrão a ser imitado, ou seja, é a representação (parcial ou total) de alguma entidade física. Entretanto, no contexto científico, ideias de que “um modelo é um padrão a ser seguido” e “um modelo não pode ser modificado” (Justi, 2010b) não são concepções aceitáveis. Os modelos em cinética buscam elucidar os motivos pelos quais a ocorrência de certas transformações é quase instantânea, enquanto para outras são necessários séculos. Esse conhecimento é primordial no controle de diversas transformações importantes e facilmente perceptíveis como a decomposição de diferentes materiais descartados no lixo, a oxidação de monumentos e o acionamento de air bags.

MIRANDA, Camila L.; PEREIRA, Camila S.; MATIELLO, José R.; REZENDE, Daisy B.. Modelos Didáticos e Cinética Química: considerações sobre o que se observou nos livros didáticos de química indicados pelo pnlem. Química Nova na Escola, [S.L.], v. 37, n. 3, p. 197-303, ago. 2015. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150039

 Realize a associação entre os modelos e suas definições:


a) Modelo antropomórfico:

b) Modelo quantitativo

c) Modelo de mecanismo:

d) Modelo termodinâmico:

e) Modelo cinético:

 

1) As ideias iniciais relativas à cinética química não possuem definições bem delineadas, sendo a matéria concebida sob uma visão antropomórfica. Nesse sentido, a compreensão do conceito de velocidade de uma reação química, por exemplo, era associada a quão rapidamente a reação ocorria.

2) A introdução da matemática no estudo da cinética química possibilitou o estabelecimento de relações de proporcionalidade entre a velocidade em que ocorre uma reação e a variação da concentração de partículas de reagentes ou de produtos em um determinado intervalo de tempo.

3) Com a introdução da ideia de que as reações químicas poderiam ocorrer em mais de uma etapa (ou passos), estabeleceram-se relações entre a velocidade das reações e as diferentes etapas de interação entre as partículas. Esse modelo possibilitou a elaboração de expressões matemáticas relacionadas à velocidade das reações químicas.

4) Baseia-se na ideia de reação química relacionada à quebra e formação de ligações por meio das colisões entre moléculas, sendo a velocidade das reações dependente da frequência de colisões de moléculas com energia e orientação adequadas.

5) Baseia-se na ideia de que a ocorrência das reações químicas envolve a colisão entre partículas com a energia adequada. A velocidade de reação não depende apenas da quantidade de substâncias existentes e sim do número de moléculas que possuem energia suficiente para reagir.

Assinale a alternativa correta:

a) 1-b, 2-e, 3-a, 4-c, 5-d

b) 1-a,2-b, 3-c, 4-d, 5-e

c) 1-b,2-d, 3-e- 4-a, 5-c

d) 1-c,2-a, 3-b, 4-e, 5-d

e) 1-a, 2-b, 3-c, 4-e, 5-d


Comentários

Postagens mais visitadas