Desafio Regressiva ENEM on-line de Química 2021 - QUESTÃO 36
Quer saber do que se trata? Clique AQUI, leia as orientações e não deixe de participar... ainda dá tempo de somar pontos e concorrer aos prêmios, além do mais importante, que é estar pronto para o exame deste Enem de 2021.
Questão 36 – 27-09-2021
A química atmosférica é uma área de pesquisa em grande expansão nos últimos anos, principalmente devido aos danos que os compostos químicos presentes no ar podem causar a saúde humana. Nas últimas décadas, diversos estudos foram realizados com o intuito de avaliar os principais compostos químicos presentes nos ambientes internos e externos, correlacionando-os com os impactos ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Entre os principais contaminantes químicos encontrados nos ambientes internos, destacam-se os compostos orgânicos voláteis (COV), que evaporam sob condições normais de temperatura e pressão. Muitas são as classificações de COV como, por exemplo, os aromáticos, hidrocarbonetos alifáticos, álcoois, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, entre outros. Os compostos carbonílicos voláteis (CCV – definidos aqui como aldeídos e cetonas voláteis) são os mais polares e, portanto, facilmente absorvidos nas vias respiratórias. Na Tabela 1 são apresentados alguns trabalhos que analisaram os CCV em diferentes ambientes e as suas respectivas concentrações.
A concentração dos CCV nos ambientes internos pode ser até 13 vezes maior que nos ambientes externos e as principais fontes de emissão desses compostos são os móveis e os materiais de construção que compõem estes ambientes. A avaliação da poluição de ambientes confinados normalmente é realizada usando a razão da concentração Indoor (interna)/Outdoor (externa) (I/O) de determinado composto. Quando a razão I/O é maior que 1 (I/O > 1), as fontes de emissão dos COV são dos próprios ambientes internos. Quando a razão de I/O é igual a 1 (I/O = 1), as fontes de emissão internas e externas são consideradas iguais (os dois ambientes são responsáveis pela emissão dos COV). Por fim, quando a razão I/O é menor que 0,05 (I/O < 0,05), temos uma situação ideal, em que se pode afirmar que as fontes internas não são as principais responsáveis pela contaminação do ambiente interno.
SOUZA,
Murilo et al. Química Nova, v. 44, n. 7, p. 830-844,
2021.
Suponha que a concentração
externa de todos os compostos seja de 350 µg m-3. Das opções abaixo
qual representa, respectivamente, um composto em que as fontes de emissão dos
COV são do próprio ambiente interno e outro em que as fontes internas não são
as principais responsáveis pela contaminação do ambiente interno:
a) Acetona (prédios públicos e escolas) e formaldeído
(escritório- móveis antigos)
b) Acetaldeído (pubs e restaurantes) e formaldeído (biblioteca
de Universidade)
c) Formaldeído (sala para fumantes) e hexanal (residência em
Strabourg)
d) Acetaldeído (sala para fumantes) e acroleína (pubs e
restaurantes)
e) Isovaleraldeído (cozinha) e propionaldeído (prédios
públicos e escolas)
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por participar!! :)