domingo, 21 de março de 2021

Matéria por todos os lados

Sólida, gasosa ou líquida, ei-la! Ela está à nossa volta e permite construir o mundo, criar a vida. Marca presença com suas cores, formas e características.
Mas o que é matéria? É tudo o que nos rodeia: qualquer coisa que tenha massa e ocupe lugar no espaço é matéria.
E do que se compõe? De átomos - isso é... de matéria! Repetitivo? Nem tanto. Na verdade, ela é a base de tudo, do maior ao menor; do visível ao invisível. Aliás, este conceito começou a ser formado há muito tempo, ainda na Grécia Antiga.
Clique na imagem para ampliar


Uma luz na Ciência
A matéria é formada de átomos, algo que os antigos gregos chamavam de partículas indivisíveis, "não cortáveis". Aliás, este é o sentido exato dado ao termo, a definição científica que eles esboçaram muito antes de Cristo.
Para os filósofos da Antiga Grécia, as cinzas, que se formavam depois da queima de um pedaço de madeira, nada mais eram do que um pouco de terra misturada ao fogo.

A ideia segundo a qual a matéria é formada por quatro elementos básicos - água, terra, fogo e ar - se manteve por quase 2 mil anos.

SOS microscópio
O estudo da matéria só começou a se intensificar a partir do século XVI, com o advento dos filósofos naturalistas e o desenvolvimento de alguns instrumentos de precisão, como o microscópio, o termômetro e o telescópio.
Hoje, já deciframos alguns enigmas. Penetramos no átomo e descobrimos os nêutrons, os prótons e os elétrons.
Sabemos que, no Universo, qualquer pedaço de matéria atrai outro. Quanto maior for esse pedaço de matéria, maior a atração que vai exercer. Descobrimos também que os gases e a água são matéria. Até sabor e cheiro eles têm!
A água tem gosto porque nela encontramos muitos minerais dissolvidos - o que pode alteras um pouco o seu sabor.

Propriedades da matéria
Toda matéria tem características próprias. Ela permitem diferenciá-las e identificá-las. Veja como:

Extensão

Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Este fato pode ser comprovado graças a uma propriedade chamada extensão. O lugar que a matéria ocupa no espaço é usualmente medido pelo volume.

Impenetrabilidade
Dois carros entram em choque porque não podem ocupar o mesmo lugar. Não há espaço para isso. O mesmo ocorre com duas pessoas andando em sentido contrário que se trombam.
Isso acontece porque não temos a capacidade de de atravessar a matéria. Aliás, nenhum corpo tem essa capacidade.
A impenetrabilidade da matéria comprova que dois corpos não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar e espaço.
Inércia

A matéria tende a permanecer em repouso ou em movimento até que uma força aja sobre ela. Você já deve ter sentido essa propriedade na própria pele. Quando estamos dentro de um automóvel e o motorista pisa no freio, nosso corpo continua indo para frente em função da inércia. É por isso que usar o cinto de segurança é muito importante. Permite manter o corpo do passageiro imóvel.

Compressibilidade
Quando um bebê morde o bico da chupeta ou quando apertamos uma bola de borracha na mão, estamos momentaneamente diminuindo o seu volume e alterando a sua forma original. Isso só é possível porque a matéria pode ser comprimida.
Clique na imagem para ampliar
Elasticidade
O mesmo exemplo anterior nos permite descobrir outra propriedade da matéria: quando paramos de apertar a bolinha de borracha, ela volta à sua forma inicial. A força que estava sendo aplicada deixa de existir e ela se expande. Isso é elasticidade.

Cor
Há substância que são reconhecidas pela sua cor.
O enxofre, por exemplo, é amarelo e o sulfato de cobre, azul. Mas existem outras substâncias cuja característica é não ter cor.
A água é uma dessa substâncias, pois é incolor.

Dureza
Clique na imagem para ampliar
Tal propriedade vem comprovar que alguns materiais são mais duros do que outros. Esta característica é determinada pela capacidade do material de riscar outros materiais. O diamante é tão duro que chega a ser usado em brocas.

Brilho
Os materiais podem refletir a luz. O alumínio é um dos materiais que refletem a luz com mais intensidade. Já um pedaço de madeira fosca não reflete tão bem.

Sabor
É preciso tomar cuidado com essa propriedade. Não se deve provar substâncias desconhecidas, pois elas podem ser perigosas.
Normalmente, as substâncias são insípidas, isto é, sem sabor, como a água destilada. Outras possuem um gosto e, por isso, são chamadas de sápidas. Exemplos: o açúcar é doce; o vinagre é azedo; e o sal, salgado.

Odor
Ele pode ser útil na hora de identificar uma ou outra substância que apresente o mesmo aspecto. Algumas substâncias não tem cheiro, são inodoras.Já os perfumes, o amoníaco e o sulfeto de carbono são odoríferos.

Maleabilidade
Alguns materiais podem ser moldados manualmente. A maioria dos metais possui essa propriedade. Mas outras, não.
É o caso, por exemplo, de um pedaço de madeira, que não pode ser moldado sem o auxílio de uma ferramenta.
Fonte e Direitos de imagens: Revista Semanal Lição de casa - Klick Editora

Um mol de abraços.


Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado (sugiro a cópia do cabeçalho desta página html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!! :)