Seja um seguidor do site

DIFERENÇA DE MISTURA E REAÇÃO QUÍMICA

Podemos perceber uma reação química a partir de evidências claras como mudança de temperatura, de cor, aparecimento de fumaça, etc. Mas nem sempre uma reação química apresenta essas características. Sendo assim, é possível confundir uma reação química com uma simples mistura.
No entanto, existem diferenças que não deixam dúvidas: os componentes de uma mistura podem ser separados por meios físicos, como a destilação, a centrifugação ou a filtragem. Já numa reação química, os componentes originais em grande parte se transformaram e, portanto, não podem ser separados. Os componentes de uma mistura conservam suas propriedades específicas; numa reação, essas propriedades desaparecem e surgem novas. Na mistura, os componentes podem estar em qualquer proporção, enquanto numa reação as proporções entre reagentes e produtos são fixas, ou estequiométricas.
Ma não são apenas na misturas que podem ocorrer processos físicos ou químico. As transformações da matéria também podem ser classificadas em processos físicos ou químicos.
Exemplos de processos físicos:
- Obtenção da serragem através da madeira;
- O derretimento do gelo;
- Fusão do chumbo;
- Os processos de mudanças dos estados físicos.
Exemplos de processos químicos:
Queima do papel;
Amadurecimento de uma fruta;
Fermentação de um pão.

Assista a um vídeo que ilustra muito bem a diferença entre mistura e reação.

Um mol de abraços.

Comentários

Postagens mais visitadas