O silêncio virtual

         https://images.app.goo.gl/zKHQQ8yaqJD3Pe6y9
 

De repente, tudo mudou

As salas ficaram vazias

Livros, cadernos e o quadro negro

Já não mais tem valor

 

Corredores antes agitados e cheios de vida

Agora mergulhados estão em uma mudez fria

Antes as atividades eram entregues em folhas de papel

E agora, minha caixa de e-mail virou um escarcéu

 

Por que estou aqui, sendo que não há ninguém a ouvir?

Listas de exercícios sem fim

São encontradas facilmente por aí

Horas buscando informações dentro da biblioteca

Agora, basta um clique, e pronto está na Wikipédia

 

Saudosas são as vozes dos alunos

Seja perguntando, seja fazendo barulho

Estas nos fazem querer saber mais

Valorizem-nos, alunos!

Pois compartilhando o saber

Podemos mudar o mundo



Elaine Gonçalves da Silva

Laura Maryon de Souza Silva



O que é o PIBID?

            Você conhece o PIBID? O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um programa de universidades públicas, em que alunos dos cursos de licenciatura participam do cotidiano de escolas públicas, observando as aulas de suas respectivas áreas.

·          Quais são os objetivos do PIBID?

Um dos objetivos do programa é unir as secretarias estaduais com as universidades públicas para que o ensino nessas escolas melhore. Além disso, a interação entre a parte teórica e prática do curso a partir do PIBID faz com que a qualidade dos cursos de licenciatura melhore.

·         Com qual iniciativa o PIBID foi lançado?

É possível apontar que o PIBID foi lançado como uma iniciativa que fomenta a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuindo para aproximar e estimular estudantes dos cursos de licenciatura a optarem pela carreira docente. E, muito além disso, é um programa que dá sentido ao processo de formação inicial docente, garantindo aos licenciandos uma vivência prática da realidade escolar, a partir do planejamento e aplicação de atividades que unem a teoria e a prática, encurtando assim a distância entre a universidade e a escola.

·          Quem somos?

O PIBID Química UFTM, núcleo Uberaba, é formado por 8 alunos bolsistas e 1 voluntário, estes são de períodos diferentes do curso. Atualmente acompanhamos o professor supervisor Claudinei, que atua como professor de química na escola Estadual Quintiliano Jardim. Nosso trabalho é orientado pala coordenadora Janaína Ornellas.

Caso você tenha interesse em se aprofundar na pesquisa, acesse esse link: http://www.uftm.edu.br/proens/dae/pibid



Pandemia e educação, como os alunos estão lidando com isso?


Pandemia e educação, como os alunos estão lidando com isso? Diante do cenário atual, sem saber muito bem como agir para o controle do vírus do COVID-19, a medida mais eficaz foi o distanciamento social que têm sido adotado por todos os lugares do mundo, e ainda não se sabe exatamente quando deixarão de ser necessárias. Na educação, o Brasil tem seguido a tendência mundial, fechando escolas particulares e públicas, a fim de evitar a propagação do vírus, optando pelo ensino remoto. Com as estratégias de vídeo aulas em diversas plataformas aplicadas para o ensino remoto, como os alunos estão lidando com essa mudança no ensino? Podemos dizer que diante dos desafios propostos por essa educação remota, ficou mais evidente de como o papel do professor é essencial na educação. Os alunos sentem-se desmotivados, parte dos pais não tem paciência para ensinar/ajudar os alunos gerando mais dificuldade e desmotivação, os alunos não conseguem se organizar com rotina de estudos, sendo assim desvalorizando a prática docente. Além dos problemas mencionados acima não podemos nos esquecer das dificuldades de acesso para os estudantes de baixa renda. Os mesmos não possuem acesso a internet e, mesmo aqueles que estão recebendo suporte do governo, muitas vezes não possuem dispositivos tecnológicos que suportam o uso da internet. Ressaltando assim que o ensino remoto, por ter sido planejado em um curto período, apresenta muitas falhas, além de aumentar a desigualdade social já existente na área da educação. Há de fato uma aprendizagem ou apenas transmissão de conteúdo? Essas questões ainda não podem ser respondidas. Diante das medidas tomadas, os alunos sentem-se desmotivados e fazem as atividades apenas para contar como registro e poderem ser aprovados. A maioria não está aprendendo de fato e muitos não possuem apoio familiar. Não existe um culpado para isso. Diante dos acontecimentos, a resposta imediata foi o ensino remoto aplicado de forma emergencial que, a longo prazo, terá duras consequências. Depende de os alunos tomar as decisões certas para não prejudicá-los, já que o sistema conta com tantas falhas. Como a não repetência prejudica o aluno? Embora a LDB não defina em que consiste cada um desses tipos de progressão, a análise da legislação educacional dos estados e do Distrito Federal nos permite concluir que a progressão regular por série é o procedimento no qual a promoção do aluno de um ano/série para o seguinte ocorre de forma sequencial, e que permite a retenção dos alunos que apresentarem desempenho insuficiente, definido com base nos critérios estabelecidos pelos sistemas de ensino. 


Referências: MACHADO, Melissa Riani Costa; VASCONCELOS, Ana Maria Nogales; OLIVEIRA, Adolfo Samuel de. AS POLÍTICAS DE NÃO REPETÊNCIA NOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO DO BRASIL. Scielo, São Paulo, v. 50, n. 178, p. 1-25, 22 jun. 2020. NOVAES, Adelina et al (org.). Educação escolar em tempos de pandemia. Fundação Chagas, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 1-14, maio 2020. CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia:: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Com Censo, [ S. I], v. 3, n. 7, p. 27-37, 01 ago. 2020. [ S. I]. CONCEICAO, Gabriel de Moraes Domingues. INFORME PESQUISA: inclusão escolar em tempos de pandemia. Fundação Chagas, [ S. I], v. 1, n. 1, p. 1-12, 16 nov. 2020. [ S. I].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!! :)