quarta-feira, 31 de julho de 2019

Elementos, Substâncias e Misturas

Imagine que sua mãe está preparando uma bela macarronada para o almoço de domingo. O simples fato de despejar um punhado de sal em uma panela com água para ferver antes de colocar a massa para cozinhar é química pura. Exagero?
Nas próximas linhas, você vai desvendar os segredos dos elementos, das substâncias simples e compostas e das misturas. E vai perceber como tudo isso está presente em seu prato de macarrão. A química vai ganhar um novo sabor!
clique na imagem para ampliar

Átomos, elementos e substâncias simples
Elementos químicos são conjuntos de átomos iguais. Não são muito comuns na natureza, pois geralmente eles se encontram combinados com outros elementos. Uma barra de ouro (Au) é um exemplo de elemento, pois contém unicamente átomos de ouro.

No caso do gás hidrogênio (H2), temos moléculas formadas de átomos de hidrogênio. Nesse caso, temos uma substância simples. O hidrogênio é o elemento mais simples e mais abundante na natureza.
Cerca de 90% do Universo é composto de hidrogênio, que surgiu na época do big-bang, a explosão que deu origem ao cosmo. Todos os demais elementos foram se formando a partir de reações nucleares entre os átomos de hidrogênio.


Na Terra e no Universo
Os estudos dos meteoritos que caem na Terra há milhares de anos comprovam a teoria das reações nucleares do hidrogênio. Isso porque esses corpos celestes possuem metais como o ferro (Fe) e níquel (Ni), que são exatamente iguais aos encontrados na Terra, em quantidades menores.

Na crosta terrestre, o elemento químico existente em maior quantidade é o oxigênio (O) seguido pelo silício (Si), um semimetal. Ferro (Fe), cálcio (Ca) e alumínio (Al) são metais bastante comuns. Os elementos metálicos compõem cerca de um quarto da massa total do nosso planeta.

Substâncias compostas
Aos contrário dos gases hidrogênio (H2) e oxigênio (O2), a água (H2O) não é uma substância simples, pois sua molécula contém dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Neste caso, temos um composto ou uma substância composta. O que caracteriza um composto é exatamente o fato de suas moléculas conterem mais de um tipo de átomos.
Essa moléculas podem ser formadas a partir de diferentes ligações entre elétrons na órbita externa dos átomos. Dependendo da sua configuração, os átomos podem ganhar, perder ou compartilhar elétrons.

Ligações e moléculas diferentes
Quando um átomo cede elétrons para outro átomo, temos uma ligação iônica. Um bom exemplo é o sal de cozinha, cujo nome científico é o cloreto de sódio (NaCl). O sódio (Na) possui em elétron na última camada e o cloro (Cl) possui sete elétrons. Ele precisa de mais um elétrons para completar oito que tornam o átomo estável. As ligações iônicas acontecem quando os átomos envolvidos são muito reativos, como é o caso do sódio e do cloro. O resultado é um composto formado de íons positivos e negativos.
É muito estável, com pontos de fusão e ebulição elevados, e bom condutor de eletricidade, quando em solução.

Outro tipo de ligação química é a covalente. É o caso da molécula de água, em que cada átomo de hidrogênio compartilha seu elétron com o átomo de oxigênio. A ligação covalente é menos estável, pois envolve átomos menos reativos.
clique na imagem para ampliar


Fonte e Direitos de imagens: Revista Semanal Lição de casa - Klick Editora


Um mol de abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!! :)