São diagramas que mostram a variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias em função da temperatura.
Analisando o gráfico, observamos que regiões abaixo da curva representam a solução insaturada, sobre a curva, região saturada e acima da curva, desde que as quantidades permaneçam em solução, região supersaturada.
O gráfico abaixo representa a solubilidade de várias substâncias em função da temperatura.
Observamos que a maioria das substâncias aumenta a solubilidade com o aumento da temperatura. Podemos dizer, então, que se trata de uma dissolução endotérmica.
Para uma substância como Ce2(SO4)3, a solubilidade diminui com o aumento da temperatura; portanto, trata-se de uma dissolução exotérmica.
Vamos
resolver um exercício básico que envolve C.S.:
A curva de solubilidade de um sal
hipotético está representada abaixo:
Qual a quantidade de água necessária
para dissolver 15g de sal a 30°C?
Para resolvermos
essa questão, primeiramente devemos realizar a leitura do gráfico.
A linha
azul do gráfico indica o coeficiente de solubilidade em várias temperaturas. Se
observarmos, veremos que a 30ºC teremos dissolvidos 40,0 gramas do sal em 100,0
gramas de água. A linha imaginária verde que se encontra no gráfico me indica a
leitura que procuro: a 30ºC dissolve-se 40,0
gramas do sal em 100,0 gramas de água. Pronto! Temos um coeficiente de solubilidade.
Mas qual
a quantidade de água necessária para dissolver 50,0 gramas do sal? Jogamos os
resultados na regra de três:
Resultado:
Para dissolver 15,0 gramas do sal na
temperatura de 30ºC, necessito de 37,5 gramas de água.
Atividade extra:
Analise a curva de solubilidade abaixo e indique, nas situações descritas, se a solução é insaturada, saturada ou supersatura:
a) 30 gramas de soluto, em 100 gramas de água, à temperatura de 30 graus.
b) 60 gramas de soluto, em 100 gramas de água, à temperatura de 40 graus.
c) 10 gramas de soluto, em 100 gramas de água, à temperatura de 10 graus.
d) 70 gramas de soluto, em 100 gramas de água, à temperatura de 70 graus.
Ao estudante que tentar responder (nos comentários), não se esqueça de colocar o nome e a turma. Vale um visto extra e uma tabela periódica para quem responder.
Mas para o primeiro (a) estudante que não é meu aluno (a), se responder certo, enviarei uma tabela periódica via correios.
Mas para o primeiro (a) estudante que não é meu aluno (a), se responder certo, enviarei uma tabela periódica via correios.
Um mol de abraços.
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