quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

O problema do HOMEM e do LIXO

Em pleno 2019 existe ainda a crença de que a QUÍMICA pode ser prejudicial à saúde. Como se a química não estivesse presente no cotidiano de quem acredita, pensa ou diz tal crença.
A QUÍMICA está para a humanidade como uma alternativa de melhoria na qualidade de vida, seja na saúde, na indústria, na agricultura, na preservação do meio ambiente.
O que não podemos confundir é QUÍMICA com FALTA DE EDUCAÇÃO da sociedade.
Em tempos onde as pessoas registram praticamente todas suas ações em redes sociais, é bonito ver apelos para a preservação do nosso meio ambiente. Mas muitas vezes as mesmas pessoas que postam FAUNA E FLORA, imagens lindas, pedindo para que façamos nossa parte, são as que vão às comemorações de ANO NOVO, por exemplo, e que colabora para acumular toneladas de lixo nas praias do nosso Brasil.
Alguns exemplos:

Praia de Iracema (Fortaleza)

Praia de Copacabana (Rio de Janeiro)

A Química em si não constitui um grande problema (salvo raras exceções), mas, a grande ameaça, para todos nós e para o ambiente, é a falta de segurança no manuseamento e trabalho com os produtos químicos e a libertação de resíduos químicos, tóxicos e altamente nocivos para a atmosfera e rios, contaminando‐os assim. Os perigos da Química podem ser consideravelmente reduzidos se todas aquelas empresas que trabalham com resíduos químicos tóxicos e aquelas que não possuem a segurança devida, deviam de tomar precauções, porque a manutenção da água cristalina e do ar puro, cabe a todos nós. O crescimento e desenvolvimento (profundamente ligado à Química) não é o problema; o problema é a descontrolamento da utilização desses recursos (como por exemplo andar mais a pé do que de carro…), ou até mesmo a falta da cultura da população em preservar o seu meio ambiente, como se fosse (de fato é) sua casa.
Eduque-se e, educando-se, eduque também quem você se sente responsável. A mudança precisa começar por mim, por você, por nós mesmos. Assim, a QUÍMICA pode ser usada A FAVOR DA VIDA.
Um mol de abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!! :)