Realizamos em sala de aula uma atividade experimental e é importante acompanhar o conteúdo desse material para se ter melhor condição de responder as questões propostas.
Essa atividade foi criada e executada pela professora estagiária Cláudia Finhoudt em 2016, na E. E. Quintiliano Jardim.
Acompanhe o slide apresentado antes do experimento:
Roteiro 01 - Decantação de Líquidos
Introdução
Imagem do experimento executado pelos alunos
Materiais:
·
Óleo;
|
·
Água;
|
·
2 copos descartáveis;
|
·
Copo de medida.
|
·
1 Seringa (50 mL);
|
Procedimentos:
1.
|
Coloque
25 mL de água num copo.
|
2.
|
Coloque 25 mL de óleo num outro copo
|
3.
|
Coloque a água dentro da seringa.
|
4.
|
Coloque o óleo dentro da seringa.
|
5.
|
Agite e aguarde um pouco.
|
6.
|
Empurre o êmbolo da seringa até sair toda a água.
|
Roteiro 02 - Decantação
Introdução
Já se sabe que há vários tipos de misturas e que, por vezes, é preciso conseguir separá-las. Existem várias maneiras de separar as misturas. Nesta experiência vamos aprender como é a separação de uma mistura de um sólido e de um líquido, fazendo uma decantação.
Imagem do experimento executado pelos alunos
Materiais:
·
Arroz;
|
·
1 colher de sopa;
|
·
2 copos descartáveis;
|
·
Copo de medida;
|
·
1 palito grande;
|
·
Água.
|
Procedimentos:
1. Coloque 200 mL de água num copo.
2. Adicione três colheres de arroz no copo com água.3. Segure o copo e o palito, como mostra.
Roteiro 03 - Filtração
Introdução
Todos os dias fazemos misturas: quando dissolvemos o açúcar no leite, quando colocamos sal na água para cozer os alimentos, quando fazemos café na máquina, etc. Muitas vezes temos de fazer as misturas e depois temos de as separar, como é o caso do café e da água. Nesta experiência vamos misturar café e água e ver como funciona a filtração.
Imagem do experimento executado pelos alunos
Materiais:
·
Café;
|
·
Colher;
|
·
2 copos descartáveis;
|
·
Funil;
|
·
Água;
|
·
Papel de filtro.
|
Procedimentos:
1. Coloque 200 mL de água num copo.2. Adicione uma colher de café no copo com água.
3. Coloque o filtro dentro do funil e coloque outro compo por baixo do funil.
4. Adicione, devagar, o líquido pelo funil.
5. Observe o líquido que cai para o copo e o que fica no funil.
Roteiro 04 - Separação Magnética
Introdução
O que fazer quando precisamos
separar uma mistura que possui materiais magnéticos? Nesta experiência vamos
separar os materiais magnéticos que estão misturados com outras substâncias.
Imagem do experimento executado pelos alunos
Materiais:
·
Arroz;
|
·
1 prato;
|
·
Sal fino;
|
·
Imã.
|
·
Clips;
|
Procedimentos:
1. Faça uma mistura com o arroz, sal fino e clipes.2. Utilize um imã para retirar os clipes da mistura. Não tire nenhum clipe com o auxílio das mãos.
Conclusões:
Todos os grupos relataram as observações e levaram para casa uma atividade.
Se você não foi à aula, baixe o arquivo abaixo, cole em seu caderno em entregue na próxima aula, respondido.
Para baixar o arquivo, clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar!! :)