segunda-feira, 11 de março de 2019

HIDROCARBONETOS


Hidrocarbonetos (HC) são compostos orgânicos formados essencialmente dos elementos carbono (C) e hidrogênio (H). A principal fonte de hidrocarbonetos é o petróleo, que fornece não apenas os diversos tipos de combustíveis que constituem aproximadamente 48% da matriz energética brasileira, como a matéria-prima para um número muito grande de produtos acabados que tem origem na indústria petroquímica.

São muitos os compostos existentes formados pelos HC e estes são divididos em dois grupos:
Aromáticos: que apresentam pelo menos um anel ou núcleo aromático.

Se você observar a estrutura acima vai notar a presença de um anel bem ao centro da molécula, este anel caracteriza todos os compostos aromáticos. 

Alifáticos: todos os demais.
Os HC são substâncias apolares e suas moléculas se mantem unidas por forças de Van der Waals. Possuem, portanto, baixo ponto de fusão e ebulição em comparação aos compostos polares.
Quanto à fase de agregação, podemos fazer a seguinte generalização, à temperatura  e pressão ambientes: os hidrocarbonetos que possuem de 1 a 4 carbonos são gasosos, de 5 a 17 carbonos são líquidos e acima de 17 carbonos são sólidos.
Dissolvem-se apenas em substâncias apolares (semelhante dissolve semelhante), sendo insolúveis em água.
São menos denso que a água por dois motivos principais:
1) Os átomos que o formam possuem massas atômicas baixas (C=12) (H=1);
2) suas moléculas, sendo apolares, tendem a ficar mais distantes entre si, o que implica menos moléculas por unidade de volume.
Quanto à aplicação, esses compostos formam toda a matéria-prima da indústria petroquímica, que produz desde o plástico, fibras têxteis, borrachas sintéticas, até tintas, detergentes e fertilizantes agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!! :)