quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Discurso de Patrono

Em 2014 tive o privilégio de lecionar para os alunos do 3° Ano da Escola Estadual Quintiliano Jardim, o qual vivenciei momentos especiais, com pessoas especiais.
Agradeço muito a Deus por colocar tantas pessoas lindas na minha vida.
Meu discurso foi muito sucinto, mas foi de coração. Deixo-o aqui, para que lembrem-se das palavras que me inspirei a escrever para vocês naquele momento tão solene.
Vocês deixarão muitas saudades.
Discurso:
Senhor diretor, caríssimos colegas, pais, familiares e em especial nossos formandos,
Com muita surpresa e alegria, recebi o convite para ser o patrono da turma do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Quintiliano Jardim. Muito honrado, pelo pouco tempo que caminhamos juntos, tendo a certeza de que, alguns dos meus colegas professores merecem a mesma, ou ainda mais, a honra de receber tal homenagem.
Mais do que nunca, este é um momento especial. Mais especial ainda, é claro, para cada um de vocês, alunos, que hoje se despede da escola.
Apesar do pouco tempo em que convivemos, muitos obstáculos foram ultrapassados. Me lembro dos narizes “torcidos” quando me coloquei na frente de vocês pela primeira vez e fiz a pergunta clássica: “Quem aqui gosta de química”? Então... as coisas mudam.
Vou citar o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O pequeno príncipe, que afirmou que “cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada; há os que deixam muito, mas há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.”
Saibam, meus queridos alunos, que levarei muitas coisas de todos vocês. Alguns mais que outro, mas levarei, pois, por conta de vocês, os alunos dos próximos anos terão um professor mais experiente, que errará menos, que terá maior paciência e sabedoria para relevar e resolver situações que atrapalham o bom convívio e o conhecimento adquirido nos nossos encontros.
Todos ainda são muito jovens, ainda têm muito o que aprender. Desejo que vocês sejam luz no caminho de muitos que ainda estão por esbarrar na vida de vocês e que o sucesso seja para vocês consequência natural das suas escolhas. Saibam que o amor por todos é real e que, esquecer todos os momentos vividos é impossível.
Agradeço a Deus pelo nosso encontro! Que a virtude, a ética e o amor sejam suas eternas companheiras!

Obrigado.

 Um mol de abraços.